Quem quiser colaborar pode mandar um e-mail para yurifagundesx@gmail.com .Comentários são bem vindos. Vamos fortalecer nossas ideias

sábado, 30 de julho de 2011

Olhando para trás podemos fazer hoje, um amanhã melhor

Hoje, em vez de colocar na pauta o que estava conversando com muitos professores sobre plano de ensino, decidi focar em outro problema. Política partidária com a juventude. Estive conversando com o “jovem” Hostilio Lustosa Santos Junior e percebi um equívoco no que diz respeito à luta universitária (Restaurante Universitário, a Casa do Estudante entre outras que possam ocorrer). As formas que os jovens conduzem ou são conduzidos a lutar por direitos nossos é que não está claramente aberta.
Lá pelos anos 70 e 80 (que logo devo digitalizar o material, buscar novas fontes para dar sequência e publicar) como me contou o amigo e ex-vereador, existiu um grupo de jovens que lutaram para termos uma faculdade pública na cidade, independente, livre de mensalidades, com recursos oriundos do estado, para qualificar o ensino, fundando a UNIOESTE, que se equipara às outras estaduais, como UEL, UEM e UEPG. A liberdade que temos hoje, de estabelecer a união, de expressão, não existia naquela época. Eles sofriam de divergências da prefeitura, câmara, militares, e, criando um partido dentro da Fecivel, puderam lutar. Houve eleição entre os jovens do MDB e ARENA, onde defendiam cada um seus interesses.
O que indago aqui é, com o racha no PCB/PCdoB, independente da desunião do partido, é a incompreensão da UJC/UJS de estarem separados também. Afinal, a juventude não deveria ser influenciada pelo partido, e sim manter-se forte para lutar junto, em todas as causas que dizem respeito a progresso e desenvolvimento de programas voltados a nós, jovens. Não parte de um problema interno, e sim, generalizado. Onde um debate para chegar a um consenso e decidir o que devemos reivindicar além do que estamos em busca, isso é, unir idéias, que começa com o R.U. e também o que está faltando na cidade. Pois, se vamos fazer algo, tem que ser por um bem maior, onde não apenas nós e sim a sociedade também seja beneficiada. O que está faltando a nós jovens estabelecer este elo?
Outro fato é, que os colégios estaduais que possuem grêmio estudantil entre outros em criação se limitam à sua realidade interna, talvez por alguma restrição de diretores subordinados, que os impedem de fazer jus a seus direitos. Mas Claro, tem que haver bom senso, ser melhor esclarecido. Pois, podem ganhar força aqui fora. Lutando junto por causas sociais e culturais, que tem aos montes e também ganhando apoio nosso para as questões menores, não calculando como menos importantes. Em breve haverá uma reunião relacionada à juventude, grêmios estudantis e movimentos culturais e interessados em Cascavel e quem quiser participar, será bem vindo, favor enviar um e-mail para yurifagundesx@gmail.com para melhor definirmos um itinerário e reunirmos nossas ideias.
Abraços a todos da geração Coca-Cola. Querendo ou não, somos o futuro da nação. E cedo ou tarde vai caber a nós a responsabilidade de governar e fazer com que sejamos melhores, e assim, tenhamos um futuro melhor também, desejando sempre menos. Menos desemprego, menos desigualdade, menos incompetência política e tudo que não nos faz bem.