Quem quiser colaborar pode mandar um e-mail para yurifagundesx@gmail.com .Comentários são bem vindos. Vamos fortalecer nossas ideias

terça-feira, 14 de junho de 2011

Não é sozinho que faremos progresso

Será que a política brasileira vai mudar do dia para a noite ou de uma hora para outra? Das duas uma, ou isso (link) é só da boca pra fora ou a direita/esquerda se une, e faz o socialismo uma nova forma democrática de governo, questão que quem sabe em 203X a população tenha essa sorte, claro, havendo total transparência no ato de nossos governantes. A corrupção quem sabe um dia caia a ZERO e o jogo dos gigantes caia por terra, ao ponto do capitalismo, virar um probleminha qualquer, caso ainda queiram continuar com esse sisteminha que aniquila os povos, com o aumento da desigualdade e a falta dos recursos mais básicos, tanto aqui, quanto na África ou qualquer país que tenha acesso ao que seria primordial para a subsistência, com qualidade de vida. Acredito em uma existência, onde a pessoa possa produzir o quanto deseja, com vontade, ter tempo para estudar, pensar, viver, conviver, desfrutar de coisas que não a afetem psicologicamente, sabendo agir com cautela nos momentos difíceis onde partilhar a felicidade, garra e empatia sirva como um energético para aumentar a nossa coragem e entusiasmo que poderiam servir para todos os que tem fé nas palavras de nossa bandeira, pudessem contribuir para avanços científicos e tecnológicos, onde não só o Brasil tenha acesso a esses auxílios e recursos, e sim, o mundo todo. Ainda temos muito chão. Idéias servem para ser compartilhadas e não guardadas. Não fique com a sua estagnada. Vamos debater sobre elas, quem sabe achamos uma forma mais rápida de bota-las em prática e aperfeiçoa-las. Cada palavra se estende a outras milhares que existem, então poderiamos infinitamente falar sobre um assunto que em muitos casos tem grande chance de permeabilizar-se e o infinito ser o limite ou o limite ser o consenso. Lembrem-se, esse espaço é dedicado, e você pode fazer parte dele. "BRASIL! MOSTRA A SUA CARA!"

6 comentários:

  1. Coloquei seu blog no link do meu blog.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Yuri, gostei do post. No entanto, acho que a idéia de direita/esquerda se unirem para formar uma sociedade melhor - ou o socialismo, como tu propões, é um tanto difícil: 1) ninguém quer largar o osso; 2) e, se largar, só se for com muita pressão.

    Sinceramente, já não consigo crer no socialismo "ditadura do proletariado", onde a estrutura de um Estado passe a mão do proletariado, mas a sua organicidade continua a mesma: é um tiro no pé e no povo e é a história da URSS. E essa história foi levantada a muito fuzil - e não por consenso.

    Te proponho a ler Michael Löwy, que, por ser atual, já começa a abordar principalmente os aspectos ecológicos do sistema capitalista e seu "capitalismo verde"... :)

    ResponderExcluir
  3. Isso vai depender da gente né. Nós fazemos o voto valer, deve-se acreditar, e as coisas com certeza irão mudar. Mas duro é que você não escuta muito disso, na época que prometiam alguma coisa, a gente cobrava, hoje, o cara fala, "Ou o pedágio desce (o valor) ou acaba", mas não diz que vai lutar por isso, quem sabe no senado agora até, se o Requião achou que era o lugar onde o objetivo dele iria ajudar-nos, iremos esperar. Não atacando diretamente, mas eles não se pronunciam. No País de Gales, como no filme, o povo sobreviveu por que tinha alguém que falava por todos. Duro é que voltando ao assunto anterior, o ex-governador fica 8 anos no poder, se aposenta e aposenta mais o Pessuti junto, e nós estamos pagando pedágio ainda, por, até onde diz a constituição, somos livres pra ir e vir, sem nenhum impedimento em locais públicos. Mas voltando um pouco mais atrás no post, o PT generalizou e ficou revoltado com um simples elogio, se a Dilma achar que tem que fazer isso ou aquilo, ela pode. Enquanto ela não morrer, qualquer outro partido vai apoia-la. Está certo também que não dá pra ficar engolindo algumas coisas, mas se for discutido, de consenso em consenso, nós vamos nos tornando "iguais", ao ponto de vista, de equilibrio social. Mas, esse elogio só serviu mesmo pra abafar a crise. Pararam de falar do Palocci, mas ele está lá, R$ 6,6 milhões em um local para morar, se for ver bem não é muito. Mas dava muito bem pra fazer muita coisa. É 15 vezes mais que meu projeto inicial. Mas, lerei, assim que conseguir ler os que estão na fila. Tem o nome de alguma obra principal ou sequência?

    ResponderExcluir
  4. Defendo que o socialismo é ineplantavel diante das conjuntura atual da nação e da situação politica do planeta, além do mais oque você propõe em seu texto é um modelo de sociedade altamente utópico, já que o estado socialista deve ser implantado segundo Marx de forma autoritária, e o governo deve ser centralizador e controlador, eliminando assim algumas liberdades das quais temos direito, além do mais, é impossivel e injusto um estado transformar toda a estrutura de sua sociedade para dar igualdade a todos, pois tanto um gênio como um assassino teriam as mesmas coisas e ambos fazem por merecer coisas diferentes (o assassino o carcere e o gênio estrutura de trabalho reconhecimento e um aumento no seu padrão de vida). Vale também lembrar que o estado é gerido por homens esses que tem condutas diferentes, e se, um tiver conduta antiética o ciclo virtuoso acaba por se quebrar, portanto acredito que por enquanto o capitalismo nos serve bem, mas no futuro a meritocracia (que também é utópica assim como o conceito de justiça absoluta, justiça é na verdade um conceito abstrato que toma forma a partir de nosso julgamento).
    Acredito que devemos trabalhar no Brasil para mudar o alicerce cultural da nossa nação, que desde 1500 está baseado no conceito judaico-cristão de que os homens miseráveis, pobres e que sofrem são dignos de admiração. Esse é o conceito que faz com que nossa sociedade julgue o crescimento e o trabalho com bons resultados e o sucesso como dignos de vergonha, temos que tornar o inimigo o preconceito contra o progresso em preconceito contra a inépcia de nossa população, para a partir daí pensarmos em melhorar nossa nação.
    Amigo não sei se você já leu mas recomendo que leia a genealogia da moral de Nietzsche, esse livro dá uma visão muito interessante sobre os conceitos de moral.
    A propósito, gostaria de saber se você está interessado em parceria de blog, pois tenho um blog no qual comento sobre assuntos desse cunho e outros do dia-a-dia, de um modo diferente, mas sempre com um olhar critico.
    eis o link. www.vozdosenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Então chê, utopicamente, tem que pensar grande, para fazer pequenas coisas que possam ir aos poucos moldando essa estrutura. Toda mudança gera uma revolta para um lado ou para outro. O planeta todo já sabe como o capitalismo começou, só estamos procurando um meio de uma divisão mais justa. Se por ventura, por mito ou por vontade maior, o mundo se acabar, é um ótimo pressagio, desde claro, consigamos força para irmos adiante. Existem muitas coisas que virão para melhorar nossas vidas. Este último post foi apenas uma observação de que quem sabe, se não agora, é o momento certo de começar as revoluções necessárias. Minhas idéias são mais centradas em educação, esporte e bem-estar. Acho que não precisamos de mais nada além disso. Educação para que saibamos distiguir as diferenças e manter respeito e ajudar tanto os outros quanto a nós mesmos. Esporte, por que, indiferente de qual for a modalidade, sempre UNE as pessoas, e é isso que falta. E bem-estar vem ligado a tudo aquilo que facilita nossa vida, nos deixa livre de doenças, em casos de água tratada, mantém nossa energia. Quanto menos tivermos que reclamar, melhor. Há em todo problema uma solução, é praticamente isso que o povo precisa. O fim da corrupção é uma das coisas. Punições mais severas. Enquanto estiverem se vendendo por pouco, a gente vai sempre ficar dependendo, falando mal e reclamando deles. E se ficarmos parado isso vai continuar. Estava meio mal nas últimas semanas, mas em breve já volto a postar alguma coisa. Mantenhamos contato. Sempre bom ter amigos e críticos. O meu próximo post provavelmente será ligado a educação. Está faltando alguma coisa desde cedo, como filosofia e história, nos primeiros anos de estudo. Coisa que bem de verdade, tive filosofia no segundo grau só. Se vincular uma história junto a aulas de português, tendo que suponhamos na parte de gramática, definir melhor frases que ficarão para a eternidade de nossas crianças, e elas possam crescer entendendo o por que das coisas com mais facilidade. É difícil, mas hoje com aulas em tempo integral, quem sabe em breve, daqui 20 anos as coisas não posssam ser diferentes. Não existe uma data em que foi criado o feudalismo, capitalismo, para a Revolução Industrial e para os dias atuais. É uma serie de acontecimentos científicos, filosóficos e muito vivenciados que poderão nos tirar dessa estagnação. Onde tudo está bom, mas não está. Estava mal nas últimas 3 semanas, mas em breve já volto a postar alguma coisa. Mantenhamos contato. Sempre bom ter amigos e críticos. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel, se me permite discordar de tua argumentação, acredito que o marxismo, per si, é um grande mal: Marx acreditava que deveria ser assim. Marx nos está distante há mais de um século e o mundo não parou ali.

    O que Marx propunha era baseado no que ele via e no que ele supunha para a sociedade ali. Marx, por exemplo, não conheceu cooperativismo e não sei qual seria a teoria dele, se tivesse vivido no surgimento das cooperativas. Provavelmente não seria a mesma.

    A liberdade socialista propõe algumas alterações no indivíduo, mas isso não significa que seja mais ou menos corretas. Liberdade de expressão, uma liberdade burguesa, é defendida pelos socialistas e comunistas. Outras liberdades, mais sociais, são argumentos capitalistas mas não são práticas. Ora, colocar um assassino e um gênio no mesmo patamar, é isso que o socialismo faz.

    Não é bem assim, porque "assassino" e "gênio" não são majoritariamente produtos individuais, mas contextualizações sociais (vide Mozart - Sociologia de um gênio, do Norbert Elias), portanto, o que o socialismo faz é justamente igualar as condições para a genialidade e para a brutalidade. Isso não é culpa do socialismo nem do capitalismo, mas o capitalismo já determina que algumas pessoas estarão sujeitas a serem ladras, corruptas, assassinas: essa é uma produção em série, aliás. Inclusive, é aí que teu argumento se contrapõe, pois indica vícios individuais em características sociais, ao associar a estrutura política do Brasil com a nossa identidade cultural.

    O Antônio Cândido, crítico literário, concedeu uma entrevista ao Brasil de Fato há poucas semanas (ou meses, ainda consta no site) dizendo que o socialismo é o trunfo da humanidade. É verdade, mesmo nos países que hoje são totalmente capitalistas, os direitos do trabalhador, os benefícios sociais e a estrutura política foi pautada em princípios socialistas; afinal, qual'é o histórico de socialistas (teóricos, práticos) da França e qual a condição de um trabalhador francês?

    Só não me venha perguntar por que a França não é socialista, não sou telehistórico e tampouco tenho conhecimento da sociedade francesa para tirar uma análise tão determinante, mas não há como negar que as vitórias francesas (ou européias, em geral) são vitórias socialistas - ou de ideais socialistas, ainda que culminem num estado que abriga um sistema econômico lucrativo.

    ResponderExcluir